quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 5 - Capadócia (Göreme, Vale dos Monges, Dervixes)

Dia 05 (29/06/2011 - Quarta)

A Capadócia
    
     Capadócia significa, em antigua língua persa, "terra dos belos cavalos".  Os romanos valorizavam muito as éguas reprodutoras da Capadócia, tanto que estabeleceram um imposto especial para a venda delas.
     A Capadócia é um lugar muito misterioso, difícil de descrever em palavras.  As incríveis formações rochosas chamadas de chaminés de fada são a característica mais marcante da região.
    Existem também incontáveis cavernas escavadas nas rochas vulcânicas chamadas de tufo vulcânico - inclusive cidades inteiras embaixo da terra.  Muitas cavernas são igrejas com lindos afrescos cristãos do século IV.  
    A paisagem da Capadócia se formou há 30 milhões de anos, quando vulcões cobriram a região com cinzas, que se solidificou em um material chamado tufo, muito suscetível à erosão.  Em alguns locais o tufo foi coberta por pedra vulcânica mais dura.   No decorrer do tempo, a tufa se desgastou dando origem às Chaminés de Fada, formações cônicas de tufa com pedra vulcânica mais dura em cima.  
    É também a terra natal de São Jorge, meu santo protetor - e foi por causa dele que sempre tive vontade de conhecer a Capadócia.  Não resisti e coloquei a música "Jorge da Capadócia" como trilha do slideshow deste dia.
    A Capadócia é extraordinária e sustentou exércitos e impérios.  É também uma região agrícola produtora de cereais, uvas e outras frutas, óleos vegetais e beterraba.  A produção de vinho também é histórica.

Chegando à Capadócia
   
    Saímos de Istambul de manhã cedo e pegamos um vôo doméstico da Turkish Airlines até a cidade de Nevşehir.  Ao chegarmos no aeroporto nosso guia Fatih e o motorista já estavam nos aguardando - muito bacana! - para sairmos no 1o tour pela região.


Castelo de Uçhisar




    Nossa primeira parada foi o Castelo de Üçhisar. É o ponto mais alto da Capadócia, localizado na estrada que liga Nevşehir a Göreme.  Seus primeiros habitantes são desconhecidos.  Há várias salas escavadas na rocha, interligadas por corredores.  As chaminés de fada em volta possuem tumbas bizantinas, que se encontram bastante destruídas por saques. 


Museu a Céu Aberto de Göreme



    O Vale do Göreme é a maior concentração de igrejas e mosteiros da Capadócia (30 ou mais).  Várias cavernas têm afrescos lindíssimos retratando cenas do Antigo e Novo Testamento, a vida de Cristo e dos Santos.  O governo turco preservou a área transformando-a em museu e a UNESCO a tombou como patrimônio histórico da humanidade.
     No século IV, pequenas comunidades anacoretas (eremitas religiosos) começaram a ser formar nesta região, son instrução de São Basílio da Cesaréia.  Eles cavaram celas nas rochas de tufa.  Durante o período iconoclástico (725-842) a decoração dos santuários foi minimalista, normalmente símbolos como, por exemplo, a cruz.  Após este período, novas igrejas foram escavadas nas rochas e ricamente decoradas com afrescos coloridos.
     A primeira estrutura que impressiona está fechada ao público: o Mosteiro de Kızlar.  Os monges viviam e trabalhavam neste mosteiro escavado na rocha.  Visitamos, por ordem (não eram permitidas fotos dentro das igrejas, portanto clique nos links para ver sites com fotos e detalhes de cada uma): 
  • Igreja de Elmalı: também conhecida como Apple Church (Igreja da Maçã), foi escavada em torno de 1050 com quatro pilares irregulares na forma de uma cruz grega, com estes pilares sustentando a abóbada central.  Sua restauração foi terminada em 1991, mas os afrescos ainda descascam mostrando camadas de pintura ainda mais antigas.  A igreja tem cenas de santos, bispos e mártires.  À direita do altar, há uma Última Ceia.  O nome da igreja, acredita-se, se refere à uma esfera na mão do Arcanjo Miguel pintado na abóbada central, ou à uma macieira que haveria próxima.
  • Igreja de Santa Bárbara: Bárbara foi uma mártir egípcia que foi presa por seu pai para protegê-la das influências do cristianismo.  Mesmo assim, Bárbara descobriu uma forma de praticar sua fé e seu pai a torturou e matou.  Construída no fim do século XI, a igreja foi construída, possivelmente, em tributo a esta mártir.  A igreja possui uma abóbada central e tem formato de cruz, com duas colunas.  A abóbada mostra Cristo no Trono, com desenhos geométricos pintados em ocre vermelho diretamente na rocha.  Ao norte há ainda a pintura de São Jorge e São Teodoro a cavalo matando o dragão;
  • Igreja de Yılanlı: também conhecida por Snake Church (Igreja da Cobra.  É uma igreja escavada no formato de abóbada cilíndrica com um teto e nave longos.  Seu nome vem do afresco de São Teodoro e São Jorge matando o dragão (ou cobra, como representado na pintura).  A igreja também possui um afresco do imperador Constantino e sua mãe, Santa Helena, segurando a Cruz Verdadeira.  A lenda diz que ela descobriu a cruz em que Cristo foi morto após ter um sonho, e aquele pedaço da cruz ainda está enterrado nas fundações da Hagia Sophia em Istambul.  Outros pedaços da cruz estão na Igreja do Santo Sepulcro e na Basílica de São Pedro em Roma. Outra pintura interessante é a de São Onofre na parede superior à direita da entrada.  O Santo viveu como eremita no Egito, no deserto próximo a Tebas, e é representado com uma longa barbar grisalha, vestindo apenas uma folha de figueira;
  • Refeitório;
  • Igreja de Karanlık:  Também conhecida como a Igreja Escura (Dark Church), era um complexo monástico construído no século XI.  Possui abóbada, uma nave principal, duas capelas menores e quatro colunas.  É decorada com cenas do Novo Testamento:  Cristo Pantocrator, Natividade, Adoração dos Magos, Batismo, Última Ceia, Traição de Judas, Crucifixação e Ressurreição.  Após a invasão turca, foi usada como pombal até a década de 1950.  Depois de 14 anos de limpeza das fezes de pombos das paredes, estes lindos afrescos se tornaram os mais bem preservados da Capadócia e um ótimo exemplo de arte bizantina do século XI.  Parte do nártex e do vestíbulo desmoronou, abrindo parte da igreja ao tempo e destruindo alguns afrescos.  O nome, se acredita, veio de uma pequena abertura no nártex que deixava entrar apenas um pouco de luz, o que preservou os pigmentos dos afrescos.
  • Igreja de Tokalı: A nave principal contém afrescos do século IX em estilo provençal.  Pinturas mais recentes estão nos três apses, do século XI, em estilo metropolitano.  A igreja possui afrescos dos Doze Apóstolos, santos e cenas da vida de Jesus (963-969 e século XI, respectivamente).  A igreja também tem uma cripta abaixo da nave.  É formada por quatro câmaras:  a Igreja Antiga (séc. X), a Igreja Nova (maior, início do séc. XI), o Paracclesion e a Igreja Inferior. A Igreja Antiga é decorada com tons suaves de vermelho e verde, em faixas, para representar cenas do Novo Testamento e representações de santos.  Os painéis de azul intenso foram pintados com pigmentos da pedra lápis-lázuli e dominam a Igreja Nova: cenas do Novo Testamento, os milagres de Cristo, os primeiros diáconos, episódios da vida de São Basílio (um dos pais da Capadócia), representação de um dos Quarenta Mártires e de São Menas. O Paracclesion, localizado à esquerda da Igreja Nova, é uma capela cilíndrica com um único apse.  A Igreja Inferior tem três corredores e uma tumba ou cripta. Lindíssima, fica próxima à entrada do museu, e não dá para perder!

    Clique aqui para uma visita virtual a Göreme.

Almoço no Restaurante Uranus Sarikaya




    O almoço estava incluso no passeio, e o guia nos levou num restaurante-caverna (iabadabaduuuu).  Fomos ao Uranus Sarikaya - havia música tradicional turca ao vivo e a caverna era o máximo.   Comemos um prato de kebap tradicional da Capadócia, feito em um pote de barro onde a carne é cozida com legumes e especiarias.  No momento de servir, a caçarola é quebrada pois é lacrada durante o cozimento.  Uma delícia.  Suco de damascos e cerejas à vontade.  De sobremesa, baklava, que é um folhado com pistaches mergulhado em mel!!! 

Loja de Tapetes
     A maioria dos passeios turísticos levam inevitavelmente a uma loja de tapetes.  Esta nos foi apresentada como uma cooperativa de artesãos.  Por incrível que pareça, há sempre alguém nesses lugares que fala qualquer língua: apareceu um vendedor falando português brasileiro.  O rapaz nos mostrou uma artesã fazendo um tapete de seda e o processo de remoção do fio de seda do casulo do bicho-da-seda (o coitado é cozido vivo em água quente).  Depois nos levaram para uma sala e fecharam a porta (apelidamos a tal sala de "quartinho do pânico", toda loja de tapetes tem um... rsrsrsrs), e começaram a mostrar os diferentes tipos de tapete, cuja qualidade é definida pelo número de nós por centímetro quadrado.  Quanto mais nós, melhor e mais caro.  Eles tratam os potenciais compradores muito bem: fazem sentar e oferecem chá ou bebidas.  Então começam os preços:  U$ 10.000, U$ 25.0000 (pequenininho, mas de seda e com muitos nós).  Entendeu o porquê do apelido "quarto do pânico"?  hehehehe.  O vendedor ainda fica repetindo "Não tem problema não comprar, ficaremos amigos do mesmo jeito".  Ainda bem que não rola pressão!!!  Saímos quase fugindo do lugar... Ui!  Experiência traumática.  Eu só queria um tapetinho simplesinho para fazer um quadro, nem no chão queria colocar... 
     Não desmerecendo o trabalho do artesão, obviamente - deve dar muito trabalho e tomar muito tempo para fazer um tapete assim.  E realmente, os tapetes são lindos!!!  Infelizmente ainda não estamos neste estágio financeiro...

Cerâmica de Avanos 

      Avanos é uma cidade conhecida por suas tapeçarias e pela cerâmica de barro vermelho, extraído das margens do rio Kızılırmak.  A cerâmica é uma tradição da região desde os tempos dos hititas e ainda muito importante.  
     Fomos levados a uma fábrica de cerâmicas chamada Chez Galip (neste link está o site da fábrica com fotos e passeio virtual - está em turco, mas é interessante).  Lá o ceramista master Galip Körükçu fez um jarro de barro em segundos na nossa frente.  Devido ao trauma do quarto do pânico, não tiramos fotos, mas aqui está uma foto do Sr. Galip produzindo um jarro: 

    Aqui também apareceu um vendedor falando português (um rapaz que casou com uma brasileira que conheceu pela internet, veio para o Brasil, morou 4 anos e meio, separou e voltou para a Turquia).  Ele gentilmente nos mostrou as peças na loja.  Lindas cerâmicas em uma loja grande e bem organizada.
     De repente, o Sr. Galip aparece e joga um jarro de cerâmica no chão, na minha frente.  Não quebrou.  Depois pediu para que eu subisse em cima do jarro - também não quebrou (olha que sou grandinha!).  Por não quebrar o jarro ganhei uma tigelinha feita por ele autografada!!! 
     O Sr. Galip também mantém um museu de cabelo (???) que está no livro Guiness.  Ele corta uma mecha de cabelo da mulherada e coloca lá com o endereço da dita cuja (acho que ele não curtiu minha escova progressiva, só fiquei sabendo do museu quando pesquisei na net para o blog).  Todo ano ele escolhe 10 criaturas e dá estadia e curso de cerâmica de presente para elas. 
     Compramos um prato e uma tigelinha de cerâmica, muito lindos, feitos lá.  Posteriormente vimos coisas similares em Kuşadası pela metade do preço: perguntamos ao guia de lá, que nos disse que se compramos na Capadócia, é certeza ser original e feito à mão - em outros locais estão vendendo coisas feitas na China... Ó céus... 

Vale dos Monges (Paşabağı)

    Pilares de rocha incríveis podem ser vistos aqui, em meio a um vinhedo - o nome Paşabağı significa vinhedo do pachá.  Pachá em turco significa general ou militar e é um apelido popular.  O outro nome (Vale dos Monges) é originado de algumas formações rochosas em forma de cone que lembram monges, além de monges eremitas terem também habitado o local.  
    Alguns dos cones se dividem em cones menores em sua parte superior, nas quais eremitas moravam.  O monge Simeão foi um eremita que morou aqui.  Uma capela dedicada a ele (São Simeão) e seu abrigo eremita ficam em uma das chaminés de fada com três pontas.  São Simeão viveu em reclusão perto de Allepo no século V, então rumores de que fazia milagres começaram a circular.  Perturbado com toda essa atenção, ele passou a viver no topo de uma coluna de 2 metros, depois mudou para outra de 15 metros de altura.  De lá ele só descia ocasionalmente para pegar água e comida trazidos por seus discípulos.
    O Vale dos Monges contém algumas das mais impressionantes chaminés de fada com pontas duplas e até triplas.  Este estilo é único, mesmo neste local, e este tipo de formação é chamada de chaminé de fada em forma de cogumelo.  
    George Lucas filmou um dos episódios de Guerra nas Estrelas aqui perto!  Parece mesmo cenário de ficção científica!

Vale Devrent (da Imaginação)


     Este local é chamado de Vale da Imaginação (Devrent, em turco) pois precisa imaginação para descobrir com que as formações rochosas se parecem:  duas pessoas com lábios grandes se beijando (!!!), camelo, etc.  

Check In no Hotel Yunak Evleri


     Estava morrendo de curiosidade para conhecer o hotel.  Imagine só, um hotel-caverna!  Dá só uma olhada no site do Hotel Yunak Evleri clicando aqui (o hotel está localizado na cidade de Ürgüp).  Mas chegando lá as cavernas estavam lotadas e sobramos... No primeiro dia dormimos em um quarto em uma das casas gregas antigas.  No dia seguinte nos transferiram para a caverna - ah que legal!  O hotel é maravilhoso e o serviço também.  Só vi pessoas atenciosas assim na Índia, no hotel em Bangalore.  Um tratamento VIP!  Café da manhã delicioso, vista linda e dormir em uma caverna super luxuosa, com ar condicionado e som ambiente, só na Capadócia mesmo!
     
Vídeo com fotos do hotel:


Dervixes Rodopiantes

     Seguindo a dica de nosso guia, fomos, à noite, a uma apresentação dos Dervixes Rodopiantes no Derviş Evi, uma caverna onde é realizada a cerimônia.  Sinceramente, como portadora de rinite alérgica crônica, não gostei do local - era muito úmido e com muito mofo, causando reação imediata.  Porém a cerimônia em si foi muito interessante.
     A cerimônia é chamada de Sema e foi uma inspiração do Mevlana Celaleddin-i Rumi,  um santo muçulmano do séc. XIII.  
     A Sema representa uma jornada mística do homem espiritual através da mente e do amor até a perfeição.  Girando em direção à verdade, um dervixe cresce através do amor, abandona o seu ego, encontra a verdade e chega à perfeição.  Então ele retorna de sua jornada espiritual como um homem que alcançou a maturidade e uma maior perfeição, assim como amar e estar a serviço de toda a criação e de todas as criaturas sem discriminação de raça, classe ou crença.  Os dervixes, com seus chapéus (representando  o túmulo do ego), suas saias brancas (representando a mortalha do ego), nascidos espiritualmente para a verdade removendo suas capas pretas, fazem sua jornada para a maturidade espiritual através dos sete estágios da cerimônia.  No início e durante cada estágio da Sema, levantando seus braços na posição de cruz,  representam o número 1, testemunhando a onipresença de Deus.
     Enquanto giram, com os braços abertos, as mãos direitas viradas em direção ao céu e prontos para receber a benevolência de Deus, contemplando, os Dervixes viram sua mão esquerda em direção da terra e rodam no sentido anti-horário, em torno do coração. Esta é a forma de convergir o presente espiritual de Deus para as pessoas sobre as quais Deus olha com zelo divino.  Desta maneira, eles abraçam toda a humanidade e criação com afeição e amor.
     Para saber mais sobre a Sema e seus estágios, clique aqui
     Terminando a cerimônia, fomos para o centro da cidade de Ürgüp dar uma voltinha e jantar, e adivinha onde fomos parar?   Em um quartinho do pânico cheio de tapetes, inclusive com tapetes antigos com mais de século... Depois de muita conversa e negociação, compramos um tecido bordado para enquadrar... Mas foi suado...  Quer ter uma idéia do que tem no quartinho do pânico???  Clique aqui (foi nessa loja mesmo que nós fomos).  
      Jantamos em um restaurante no caminho de volta para o hotel, no centro.  Razoável.
      Fim de um dia de muitas aventuras, fomos dormir na expectativa do passeio do dia seguinte:  balão!!!!

Vídeo com todas as fotos do dia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário