Dia 02 (26/06/2011 - domingo)
Istambul
Era um dia livre, sem tour do pacote, provavelmente para descansarmos da viagem e acostumarmos com o fuso horário (6 horas a mais que no Brasil. Mas como não conseguimos ficar parados, resolvemos rodar a cidade em uma linha de ônibus de sightseeing do tipo sobe-e-desce nos pontos turísticos (hop-on-hop-off): City Sightseeing Istanbul. Foi meio complicado, pois o ônibus atrasou e ficamos um tempão (mais de hora) esperando em uma parada. Na minha opinião, muito caro e uma perda de tempo... Mas mesmo assim conseguimos ver coisas lindas nesta primeira volta por Istanbul e ficamos mortos de cansados... Pense num jet lag!
Visitamos primeiro o Dolmabahçe Palace. A fila que se forma para comprar a entrada é monstruosa, e depois há outra fila para entrar no palácio - quanto mais cedo menor a fila: quando terminamos a visita e saímos as filas tinham dobrado de tamanho.
O palácio Dolmabahçe terminou de ser construído em 1856, e foi residência oficial dos sultões otomanos de 1856 a 1877, e depois de 1909 a 1922, quando houve a dissolução do império otomano. O palácio fica na beira do Bósforo, com lindas vistas.
Seu estilo mescla arquitetura otomana com européia. Há em seu interior uma escadaria em cristal, fabulosa. O salão cerimonial é incrível, e em seu centro está o maior lustre de cristal do mundo, pesando 4,5 toneladas e com capacidade para 664 velas.
Se você tiver interesse, clique nos links a seguir para saber maiores detalhes sobre o palácio: site oficial do palácio Dolmabahçe (governo turco) e passeio virtual pelos salões do palácio (para download).
O palácio Dolmabahçe terminou de ser construído em 1856, e foi residência oficial dos sultões otomanos de 1856 a 1877, e depois de 1909 a 1922, quando houve a dissolução do império otomano. O palácio fica na beira do Bósforo, com lindas vistas.
Seu estilo mescla arquitetura otomana com européia. Há em seu interior uma escadaria em cristal, fabulosa. O salão cerimonial é incrível, e em seu centro está o maior lustre de cristal do mundo, pesando 4,5 toneladas e com capacidade para 664 velas.
Se você tiver interesse, clique nos links a seguir para saber maiores detalhes sobre o palácio: site oficial do palácio Dolmabahçe (governo turco) e passeio virtual pelos salões do palácio (para download).
Chora Church ou Kariye Camii ou Museu dos Mosaicos
Nossa próxima parada foi o Museu dos Mosaicos, ou localmente conhecido como Chora Church ou Kariye Camii. Descemos do ônibus turístico e fomos até o museu a pé - e nos perdemos um pouco, num bairro um pouco sinistro. Depois de perguntar a várias pessoas, localizamos o museu.
A primeira igreja Chora foi reconstruída por Justiniano (527-565) no local da capela. Na época de Komnenoi, serviu como igreja da corte para cerimônias religiosas importantes. A igreja foi destruída na invasão dos Latinos (1204-1261) e restaurada no reino de Andronikos II (1282-1328). Foi expandida ao norte, recebeu um exonártex no lado oeste e uma capela ao sul, e foi decorada com lindos mosaicos e afrescos. Os mosaicos e afrescos em Chora são os exemplos mais belos de arte bizantina tardia (século XIV). Os elementos característicos nos mosaicos e afrescos são a profundidade, os movimentos e a plástica das figuras.
Após a conquista de Istambul em 1453 pelos otomanos, o prédio foi convertido em mesquita em 1511 pelo Vizir Hadim Ali Pasha, quando os mosaicos e afrescos foram cobertos com gesso. Foi convertida em museu em 1945, e durante a restauração em 1948-1959, feita pelo Instituto Bizantino da América, os mosaicos e afrescos foram limpos e revelados. Para saber mais sobre a história e arte da igreja Chora, visite o site oficial do museu clicando aqui.
Estação de Trem Sirkeci (Orient Express)
Pegamos um táxi do Museu dos Mosaicos para a estação de trem Sirkeci, o famoso ponto final do trem Orient Express (o taxista nos passou a perna - tampou o taxímetro e nos cobrou 38 liras turcas por um percurso que custaria 14 - depois de muita briga pagamos 25 e xingamos muuuito em português).
A construção deste prédio foi iniciada em 11 de fevereiro de 1888 e foi inicialmente chamado de estação Müşir Ahmet Paşa. A estação foi aberta em 3 de novembro de 1890. O arquiteto do projeto foi August Jachmund, um prussiano enviado a Istambul pelo governo alemão para estudar arquitetura otomana, porém passou a dar palestras sobre design na arquitetura na Escola Politécnica de Istambul (hoje Universidade Técnica de Istambul). O prédio tem uma área de 1.200m2 e é um dos mais famosos exemplos de orientalismo europeu, influenciando o design de outros arquitetos. A estação também era moderna, pois possuía iluminação a gás e aquecimento. O restaurante do terminal era um ponto de encontro de jornalistas, escritores e outras pessoas proeminentes nas décadas de 1950 e 1960. Em 4 de outubro de 1883, a primeira viagem do Orient Express partiu da Gare de l'Est em Paris, França, com a Marcha Turca de Mozart na despedida. A rota passava por Strasbourg, Karlsruhe, Stuttgart, Ulm e Munich na Alemanha, Vienna na Áustria, Budapeste na Hungria, Bucareste na Romênia, Rousse e Varna na Bulgária, terminando o trajeto na estação Sirkeci em Istambul. A viagem levava 80 horas e 3.094 quilômetros.
A rota do Orient Express começou a ser reduzida a partir de 1977: primeiramente ia até Budapeste, depois apenas até Vienna. Em 2007, passou a trafegar apenas entre Strasbourg e Vienna, parando definitivamente em 2009, após 130 anos de operação.
Faça um tour virtual pela estação Sirkeci clicando aqui.
A construção deste prédio foi iniciada em 11 de fevereiro de 1888 e foi inicialmente chamado de estação Müşir Ahmet Paşa. A estação foi aberta em 3 de novembro de 1890. O arquiteto do projeto foi August Jachmund, um prussiano enviado a Istambul pelo governo alemão para estudar arquitetura otomana, porém passou a dar palestras sobre design na arquitetura na Escola Politécnica de Istambul (hoje Universidade Técnica de Istambul). O prédio tem uma área de 1.200m2 e é um dos mais famosos exemplos de orientalismo europeu, influenciando o design de outros arquitetos. A estação também era moderna, pois possuía iluminação a gás e aquecimento. O restaurante do terminal era um ponto de encontro de jornalistas, escritores e outras pessoas proeminentes nas décadas de 1950 e 1960. Em 4 de outubro de 1883, a primeira viagem do Orient Express partiu da Gare de l'Est em Paris, França, com a Marcha Turca de Mozart na despedida. A rota passava por Strasbourg, Karlsruhe, Stuttgart, Ulm e Munich na Alemanha, Vienna na Áustria, Budapeste na Hungria, Bucareste na Romênia, Rousse e Varna na Bulgária, terminando o trajeto na estação Sirkeci em Istambul. A viagem levava 80 horas e 3.094 quilômetros.
A rota do Orient Express começou a ser reduzida a partir de 1977: primeiramente ia até Budapeste, depois apenas até Vienna. Em 2007, passou a trafegar apenas entre Strasbourg e Vienna, parando definitivamente em 2009, após 130 anos de operação.
Faça um tour virtual pela estação Sirkeci clicando aqui.
Após comermos um queijinho de cabra e tomarmos uma cervejinha na estação Sirkeci, fomos caminhando pelos bairros Sirkeci e Sultanahmet apreciando a cidade. No caminho comemos delícias turcas em uma doceria. Chegamos mortos ao hotel.
Jantar no Restaurante Matbah
À noite, caminhamos e jantamos no restaurante Matbah (site do restaurante aqui). Uma delícia, ao lado do palácio Topkapı, totalmente recomendável. Cozinha otomana de primeira!!! Meu prato foi um frango com canela e especiarias sobre purê de berinjelas.
Vídeo com todas as fotos:
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