quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 11 - Chegando em Antalya

Dia 11 (05/07/2011 - terça)


    Novamente fomos levados para o aeroporto de Izmir, desta vez para embarcarmos para Antalya, novamente pela companhia Sun Express.  Os aviões da Sun Express não são zero quilômetro, mas é um modo rápido e barato de se deslocar na Turquia.


Hotel Tuvana



     Chegamos ao Hotel Tuvana, uma jóia!  Um hotel boutique no centro antigo de Antalya, bairro chamado Kaleiçi.  São residências antigas otomanas, do século XVIII, restauradas e transformadas em hotel.  O café da manhã é delicioso e o restaurante do hotel chamado  Seraser, como descobrimos no segundo dia, é o melhor da região.

Veja aqui o vídeo com as fotos do hotel:



Antalya e Kaleiçi
     

     Não se sabe ao certo quando a cidade foi realmente fundada. Átalo II (rei de Pergamon) teria fundado a cidade por volta de 150 a.C., tornando-a uma base naval para a sua poderosa frota e chamando-a de Attalia. No entanto, em 2008 foram descobertos vestígios, em escavações, do século III a.C., sugerindo que a cidade é mais antiga do que se supunha. Antalya passou a fazer parte da República Romana quando o último rei de Pergamon, Átalo III, deixou o seu reino para Roma. A cidade prosperou durante o período romano.
     O cristianismo começou a se espalhar na região e após o século II d.C. Antalya foi visitada por Paulo de Tarso (São Paulo) - Atos dos Apóstolos 14:25-26.
     Antalya foi uma cidade importante do Império Bizantino, foi conquistada pelos Turcos Seljúcidas no século XIII e depois pelo Império Otomano no século XIV.
     No século XX a população de Antalya cresceu com a vinda de turcos vindos do Cáucaso e dos Balcãs na sequência das turbulências que marcaram o fim do Império Otomano e o início da República Turca.  A cidade foi ocupada por forças italianas entre o fim da Primeira Guerra Mundial e 1923.
     O centro antigo da cidade, Kaleiçi, possui ruas estreitas e tortuosas dentro de muralhas antigas, protegendo o tranquilo bairro do barulho da metrópole.  A maioria das atrações históricas se concentra neste bairro, assim como vários hotéis, bares e restaurantes. 
     Principais pontos de interesse:
  • O Minarete Flautado do século XIII, da Mesquita Yivli Minare, um dos símbolos da cidade e uma das construções islâmicas mais antigas;
  • O Portão de Adriano, construído como homenagem ao imperador romano Adriano, que visitou Antalya em 130 d.C.;
  • A Torre do Relógio, da era romana;
  • A Mesquita Tekeli Mehmet Paşa, do século XVIII;
  • O Porto Antigo em Kaleiçi.
     Há outros locais próximos que também possuem atrações interessantes e que não visitamos:
  • Cidades turísticas com praias e muitos hotéis:  Kemer, Alanya, Side, Kaş, Patara, Cirali e Olimpos.
  • Demre: local da Igreja de São Nicolau (o verdadeiro Papai Noel).  Perto de Demre há tumbas lícias cavadas nas encostas rochosas.
     Neste dia caminhamos pelo centro antigo e almoçamos em um bar com vista para o porto antigo:  linda vista, mas o garçom só falava turco.  Eu até aprendi algumas palavras, mas apenas coisas do tipo por favor, obrigada, bom dia, etc.  Tentamos inglês e alemão com ele e não funcionou - havíamos pedido cerveja e camarão para petiscar, e dissemos a ele que pedíriamos o prato depois (em inglês, we'll order the main courses later).  Ele trouxe a cerveja, começamos a beber e esperamos muito tempo pelo camarão... Chamamos o danado e perguntamos sobre o camarão, e ele respondeu "no, no! Later later!!!" Vixi, ele entendeu errado e ficou nervoso.  Foi preciso o Marcelo falar:  Camarão AGORA! (Shrimp NOW!) Kkkkkkkkkkk Depois de uns três "shrimp now" ele entendeu e saiu para a cozinha muito bravo... Hehehehehe
     Estava um calor sufocante, mais quente que Kuşadası.  Andamos um pouco e fomos para o hotel descansar e esperar o sol baixar, para depois sairmos para jantar.
     O jantar foi uma lástima - usamos a indicação do Guia Visual da Folha e fomos ao restaurante do Hotel Villa Perla.  Além do maitre ser enxerido, a comida foi bem aquém do esperado:  peixe e camarão congelados e mal preparados... Que lástima!


Vídeo com as fotos do dia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário