quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 10 - De Kuşadası a Aphrodisias e Pamukkale

Dia 10 (04/07/2011 - segunda)


    As excursões anteriores tinham sido fáceis pois os locais eram próximos a Kuşadası.  Neste dia viajamos cerca de 6 horas de carro para ver todos os sítios.

Aphrodisias


    Aphrodisias era uma cidade pequena cujo nome se origina de Aphrodite, a deusa grega do amor.  Havia uma imagem de culto neste local.  A cidade foi construída próxima a uma pedreira de mármore  intensamente explorada nos períodos helenístico e romano, e a escultura em mármore de Aphrodisias se tornou famosa por todo o mundo antigo.  Muitas estátuas foram escavadas em Aphrodisias e algumas representações da Aphrodite de Aphrodisias  foram encontradas em outras partes do mundo romano.
    A primeira escavação formal foi feita entre 1904 e 1905 por Paul Augustin Gaudin.  As escavações mais recentes foram iniciadas por Kenan Erim da Universidade de Nova Iorque em 1962 - Kenan se dedicou muito a Aphrodisias, e seu túmulo está próximo ao portão monumental, que tanto ele lutou para restaurar.  Os achados revelam as construções luxuosas no centro cívico da cidade,  iniciadas e patrocinadas por Gaius Julius Zoilus, um nativo que foi escravo de Gaius Julius Caesar e foi libertado por Octaviano.  Quando Zoilus retornou liberto para sua cidade natal, cheio de prestígio e riquezas adquiridos por seus serviços, ele astutamente se associou com Octaviano na luta pelo poder contra Marco Antônio.  Isto assegurou favores duradouros de Octaviano Augusto em forma de privilégios financeiros, permitindo a prosperidade da cidade.
    O local está na área de terremotos e sofreu muitos danos em várias épocas, especialmente durante tremores severos nos séculos IV e VII.  Outra complicação foi que os terremotos do século IV alteraram os cursos de água e algumas partes da cidade passaram a sofrer com inundações.  Há um encanamento construído emergencialmente para combater este problema.  Aphrodisias nunca se recuperou completamente do  terremoto do século VII, e assim parte da cidade foi coberta pela vila moderna de Geyre.  Algumas das casas foram removidas no século XX para revelar a cidade antiga e uma nova Geyre está sendo construída nas cercanias.
     O Templo de Aphrodite era o ponto principal da cidade, mas as características foram alteradas quando se tornou uma basílica cristã.  Os escultores se tornaram famosos e se beneficiavam de vasto suprimento de mármore. A Escola de Escultura era muito produtiva e muitos de seus trabalhos podem ser vistos no próprio local ou no museu.  Muitas estátuas em tamanho real foram descobertas na área da Agora e muitas peças inacabadas ou de teste foram achadas.  Sarcófagos foram recuperados em várias localidades, mais frequentemente decorados com desenhos de guirlandas e coroas.  
      O bouletério (Bouleterium - Casa do Conselho) está localizado ao norte da Agora.  Consiste de um auditório semi-circular com um palco de 46 m de largura.  A parte de baixo se mantém intacta, com nove fileiras de assentos de mármore divididos em cinco áreas por escadas radiais.  Os assentos da parte superior, em 12 fileiras, desmoronaram junto com sua sustentação.  A planta é bem aberta, com várias entradas ao nível do solo.  Um sistema massivo de contrafortes paralelos mostram que antigamente o edifício era coberto por uma abóbada.  O auditório seria iluminado por uma série de janelas altas em forma de arco na parede exterior.  A capacidade é estimada em 1.750 pessoas.  Sua construção remonta ao final do século II d.C.
     O Sebasteion, ou Augusteum, é uma das mais significantes descobertas arqueológicas dos anos recentes.  Foi descoberto em 1979,e construído no século I d.C., sendo dedicado ao Sebastos Imperial (o equivalente grego a Augustus).  O Sebasteion consiste de um pátio com 14 m de largura e dois pórticos paralelos de dois andares.  O pórtico ao norte foi muito danificado pelos terremotos do século IV e assim muitos dos relevos que ficavam entre as colunas estão faltando.  Cada andar do pórtico ao sul tinha um estilo de coluna diferente.  O primeiro andar era dórico, o do meio jônico e o terceiro colunas menores coríntias.
      Há muitas outras construções interessantes, clique aqui para saber mais a respeito.  Para ver fotos panorâmicas, este site é indicado.

Museu de Aphrodisias


     Aberto ao público em 1979, o museu fica próximo à cidade antiga, e apenas algumas das peças escavadas em Aphrodisias estão em exibição.  No fim de 1997, o número de objetos registrados no museu era de 12.697 peças.
     Artefatos pré-históricos de 5.000 a.C. e da idade do bronze foram encontrados em escavações próximas às montanhas da Acropolis e Pekmeztepe.  Cerâmica lídia também foi encontrada ali.  Objetos encontrados no Templo de Aphrodite remontam aos períodos arcaico, clássico e helenístico.  
     As salas do museu são:  Sala Imperial, Corredor de Zoilus, Sala de Melpomene, Sala Odeon, Sala de Aphrodite, etc.
     As peças do museu podem ser vistas neste link.
    
Hierapolis


     Hierapolis, que em grego significa Cidade Sagrada,  é uma cidade antiga greco-romana fundada junto a águas termais, nas próximidades da cidade de Denizli.  É um local tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade.  As termas têm sido usadas neste lugar como spa desde o século II a.C., e pessoas vêm aqui para aliviar seus males, muitas se aposentando ou morrendo em Hierapolis.  A imensa necrópole é cheia de sarcófagos, incluindo o sarcófago de Marcus Aurelius Ammianos.
     Os grandiosos banhos foram construídos com blocos de pedras, sem uso de cimento, e consistiam de vários espaços fechados e abertos, interconectados.  O complexo, construído no século II a.C., constitui um belo exemplo de arquitetura com abóbadas e hoje é um museu arqueológico (estava fechado e não entramos).
     A cidade helenística foi construída com ruas paralelas ou perpendiculares à rua principal.  Esta ia de norte a sul, próxima à escarpa com os terraços de travertino, com aproximadamente 1.500 m de comprimento por 13,5 m de largura. Possuía em seus lados arcadas e em seus extremos portões monumentais. 
     O primeiro teatro foi construído quando a cidade antiga foi destruída por um terremoto em 17 a.C.  Depois do terremoto de 60 d.C., e durante o reino do imperador Titus Flavius Vespasianus, um novo teatro foi feito nas encostas da montanha a leste, usando os restos e assentos do antigo teatro.  Houve alterações durante os Impérios de Adriano e Septímio Severo.  Em 352 d.C., passou por uma grande reforma e foi adaptado para espetáculos aquáticos.  As quatro entradas do teatro possuíam, cada uma, seis estátuas em nichos, rodeadas por colunas de mármore.  O auditório consiste de filas de assentos com capacidade para 15.000 pessoas, sendo dividido em dois por um corredor horizontal com um camarote imperial.  Originalmente a parte superior possuía 25 fileiras de assentos e a parte inferior, 20.  Apenas um total de 30 fileiras ainda existem.  O proscênio tinha dois andares com nichos decorados.  Muitas estátuas e relevos do teatro podem ser encontrados no museu local.
     Dentro da área sagrada há o santuário mais antigo do lugar, chamado Plutonium ou Chronion ou Charonion, um templo para o deus do submundo Pluto.  O Plutonium foi descrito por muitos escritores da antiguidade: era uma pequena caverna, com tamanho suficiente para uma pessoa passar através de uma entrada cercada, com escadas levando para baixo, e da qual emergia dióxido de carbono (devido à atividade geológica da região). Atrás da câmara de 3 metros quadrados há uma fenda profunda da qual saía água quente e gás.  Como pessoas morreram com o dióxido de carbono, passou-se a acreditar que o gás era enviado pelo deus do submundo, Pluto. 
     O Nymphaeum está localizado também na área sagrada e data do século II d.C.  Era um santuário para as ninfas, uma fonte monumental que distribuía água para as casas através de um engenhoso sistema de tubulações.  O Nymphaeum foi restaurado no século V d.C. no período bizantino.  Hoje apenas a parte de trás e duas paredes laterais ainda existem.  O Nympheum tem formato de U e está na continuação da rua colunada principal.   
     O Martírio de São Felipe recebeu este nome devido ao Apóstolo cristão Felipe  e está localizado no topo da escarpa, na seção nordeste das muralhas da cidade.  É datado do século V d.C.  Foi provado recentemente que São Felipe está enterrado no centro da edificação.  O Martírio foi incendiado no início do século VI d.C.  Felipe foi martirizado em Hierapolis sendo crucificado de cabeça para baixo. 
      Quer saber mais sobre Hierapolis?   Aqui vão links interessantes: 

Pamukkale


     Pamukkale, que em turco significa Castelo de Algodão, é o único lugar no mundo que possui este tipo de formação mineral.  Águas termais carregadas de cálcio nascem da terra e cascateam por uma colina.  Quando a água seca, forma piscinas de travertino de calcário branco, duro e brilhante.  Os romanos aproveitaram as termas e construíram sua cidade Hierapolis.  A piscina sagrada ainda existe, com várias colunas do Templo de Apolo no seu fundo (caíram lá durante um terremoto).  Por uma taxa, pode-se entrar na piscina (cerca de R$ 25,00), porém a piscina estava tão cheia de russos e o dia tão quente, que desanimamos de entrar na água quente...  Então fomos direto para os travertinos.  Não é permitido andar com calçados por lá, você deve retirá-los na entrada.  A água é quente e muito gostosa.  O visual é coisa de outro mundo... As fotos não fazem jus.  Clique aqui para ler mais sobre Pamukkale

Retornando a Kuşadası - Jantar no Hotel Kismet


     Durante a viagem de retorno, nosso guia Aşkin parou em um café na estrada  e provamos o famoso e verdadeiro café turco, um barato!
     Chegamos ao hotel, arrumamos nossas malas para voar para Antalya no dia seguinte de manhã, e fomos jantar no hotel vizinho, o Kismet, onde já estivemos no dia 01/07.  Isso é que foi Pôr-do-Sol, em  maiúsculas!  A comida é muito boa, mas o melhor é mesmo o visual da marina... Fantástico para encerrar nossa estada em Kuşadası!!!


Todas as fotos do dia - veja este vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário