quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 1 - Planejando e Chegando a Istambul

    A Turquia é magnífica, em todos os sentidos.  Viajar para lá comemorando 10 anos de casamento com meu marido querido foi mais maravilhoso ainda.  O país tem muito a oferecer: uma história incrível, paisagens inesquecíveis e muita hospitalidade! 
    Para falar a verdade, nos sentimos em casa.  Isto foi surpreendente, pois na minha imaginação a Turquia era um país exótico, com costumes e religião muito diferentes dos nossos.  Porém há muito em comum com nosso Brasil: é um país livre, crescendo economicamente, uma democracia.
    As diferenças estão, por exemplo, na religião, onde a maioria da população segue o islamismo.  Ao contrário do que eu imaginava, apesar de ser um país essencialmente islâmico, não vi radicalismo - nem na forma de se vestir, nem no pensamento, que é muito mais liberal do que se poderia pensar.  Vi muito menos mulheres vestidas dos pés à cabeça do que esperava. 
    Outro ponto de divergência é a cultura - a Turquia foi berço de diversas civilizações desde a pré-história (dos hititas pré-bíblicos aos impérios bizantino e otomano), e possui ricas camadas de história, com incontáveis monumentos, palácios, cidades antigas, igrejas e mesquitas.  
    Aprendi na Turquia que muitas coisas que associamos a países europeus têm, na verdade, origem turca:  o Papai Noel (São Nicolau) nasceu e viveu na costa sul da Turquia e foi um bispo em Myra, conhecido por sua generosidade com os necessitados (o Papai Noel de roupa vermelha que conhecemos foi invenção da Coca-Cola).  Também aprendi que a tulipa é original da Turquia, e foi levada para a Holanda no século XVII, se tornando popular a partir deste país.  A Turquia tem milhares de anos de história, enquanto que o nosso país possui apenas 500 anos!
   Me apaixonei tanto pela Turquia, que decidi relatar toda a viagem por meio deste blog.  Adoro viajar, e esta viagem foi o ponto alto de todos os lugares que já estive.  Espero poder compartilhar esta experiência maravilhosa com vocês, e também auxiliar os que pretendem ir com as dicas dos lugares, hotéis e restaurantes por onde passei.  O relato a seguir está dividido em dias de viagem, cada um com um vídeo contendo as milhares de fotos que tirei de tantas coisas interessantes! 

Organização da viagem
    Procurei em diversas agências de turismo do Brasil um pacote turístico que se adequasse às nossas necessidades:  datas fixas de ida e volta e tours que incluíssem os locais históricos.  As cotações que obtive não se encaixavam ora nas datas, ora nos preços, ora nos hotéis.  Queríamos algo especial, afinal, era nossa comemoração de 10 anos de casados!  
    Compramos então as passagens via internet na Turkish Airlines, que possui vôos diretos de São Paulo a Istambul, por preços bastante competitivos; depois, através de pesquisa no nosso querido site Tripadvisor, buscamos agências de turismo locais (da Turquia) bem avaliadas por viajantes para fazer os passeios e reservar os hotéis.  Encontramos a Byzas Tour, que nos ofereceu um pacote completo de 15 dias, com todos os traslados, hotéis e tours incluídos - melhor ainda, todos os tours foram privados, ou seja, tínhamos motorista e guia só para nós dois, um luxo!  Foram extremamente pontuais e tudo funcionou perfeitamente, em um sincronismo impressionante.  Os guias eram excelentes, muito gentis, experientes e falavam inglês fluente.  Certamente é possível se organizar tudo individualmente, porém ter todos os transportes e tours já prontos poupa muito trabalho e estresse antes e durante a viagem.

(24/06/2011 - sexta)
Embarque em Guarulhos
    Embarcamos em Guarulhos, com a Turkish Airlines, com destino à Istambul, em um vôo direto de 12 horas.  O serviço de bordo da companhia aérea foi excelente, desde a organização no check in e no embarque, até o serviço de bordo.  Funcionários gentis e atenciosos, comida gostosa e vinho da Turquia! 

Dia 01 (25/06/2011 - sábado)
Chegando a Istambul


    Chegamos à Istambul - finalmente! Um pouco quadrados de tanto ficar mos na poltrona do avião, mas inteiros!  As malas demoraram quase 2 horas para chegarem à esteira no aeroporto. Na saída do aeroporto nosso motorista já estava a postos, nos aguardando.  
    Fomos para o Hotel Amira Deluxe, no bairro Sultanahmet, centro antigo de Istambul.  O hotel é bem localizado, porém esperava ser mais próximo das atrações turísticas do bairro (é necessário subir uma bela ladeira para chegar à Mesquita Azul, por exemplo).  O hotel é bonito e charmoso, mas o banheiro decepcionou um pouco.  O serviço é impecável e todos foram muito atenciosos conosco, dando indicações de como explorar a cidade.  Vídeo com fotos do hotel:  
   
    Descansamos um pouco e saímos para jantar.  Fomos no restaurante Rumeli Cafe (pensávamos em ir no Rumist Cafe, mas como os nomes são tão parecidos, nos enganamos de restaurante hehehehe). A comida foi boa mas não impressionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário